top of page

SLUT-SHAMING: Você sabe o que significa esse termo?

  • Foto do escritor: Camila Masera
    Camila Masera
  • 28 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Recentemente, a atriz Luana Piovani publicou um vídeo em uma de suas redes sociais contando que seu ex-marido, o surfista Pedro Scooby, a estava processando. O episódio foi apenas um, entre uma série de conflitos públicos e trocas de farpas entre os dois, sempre envolvendo os três filhos do ex-casal. No entanto, um detalhe chamou a atenção: ao analisar o processo, Piovani encontrou várias fotos íntimas suas, os chamados “nudes”.


A ação movida por Scooby teria a finalidade de impedir que a atriz viesse a público expor e cobrar o pagamento da pensão alimentícia das crianças. Mas, qual seria a justificativa para juntar aos autos fotos de Luana desnuda? O nome para esta prática pode parecer estranho, mas é bastante comum – trata-se do slut-shaming.


O slut-shaming consiste em ridicularizar a maneira da mulher se comportar, vestir-se e demonstrar seus desejos sexuais na hora da relação, ou até mesmo quando ela não praticou nenhum ato. A prática aparece como uma forma de atacar ou se vingar da outra pessoa, de forma ainda mais intensa nos casos em que o relacionamento chegou ao fim. Ela é usada especialmente no contexto da censura moral.


As ofensas abarcam desde o uso de roupas e vestimentas, até a manifestação da sexualidade. O slut-shaming é uma violência psicológica, que afeta as mulheres de diversas maneiras, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, gerando ansiedade e sentimentos de medo, rejeição, baixa autoestima ou culpa. No caso de Piovani, que envolve crianças, a prática pode afetar o papel da mulher como mãe.


A crítica constante, pode acabar se convertendo em abuso moral. É imprescindível destacar que algumas atitudes classificadas como slut-shaming são crimes no Brasil, confira abaixo:


• a lei 13.718, de 2018, tipifica como crimes a divulgação de cena de estupro;


• a lei 14.425 (Lei Mari Ferrer) coíbe a prática de atos que atentem à dignidade da vítima e de testemunhas e proíbe a utilização de linguagem, de informações ou de material que ofendam a vítima durante o julgamento;


• a exibição ou compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento da pessoa retratada é uma forma de violação da privacidade que pode resultar em ações legais.


Essas informações precisam ser propagadas de maneira a conscientizar as pessoas sobre as consequências de tais atitudes. Slut-shaming não pode ser utilizada como estratégia processual.


O que você pensa sobre isso?



 
 
 

Comentários


bottom of page